• Marília - São Paulo

Como ter uma Web Rádio de Sucesso?

Para ter uma Web Rádio de sucesso, primeiro é necessário você faça um bom Planejamento, que você tenha um Site Bacana, bem Elaborado, Moderno, sem Poluição Visual, como Imagens Atraentes, Estrutura bem Distribuída e principalmente Funcional e Responsiva.

  1. Primeiramente você deve definir o tipo de público que deseja atingir: Você precisa saber para quem você está transmitindo suas Músicas, Opiniões, as Notícias caso tenha um sistema de Notícias no Site e todo o Conteúdo que você tiver na sua Web Rádio.
  2. Interaja com seus Ouvintes: Nos Sites que oferecemos, possuí Ferramentas para essa interação, assim como você deve interagir nas Redes Sociais e utilizar também as melhores Tecnologias da Internet que são diversas. Conquiste seu Ouvinte fazendo com que ele perceba que a sua Web Rádio tem toda atenção focada nele e jamais esqueça que muitos acessam o Site pelo Celular e para isso seu Site deve ser para versão Mobile ou Responsivo, ou você vai afastar seu Ouvinte por dificultar a navegação e visualização do Conteúdo do Site.
  3. Você deve sempre deixar o Layout do seu Site atualizado e atraente: Você pode Comprar, Alugar ou Cria um Site Elegante e Limpo. Mas, uma dica importante e que faz muita diferença é: Não utilize essas Plataformas que supostamente são Gratuitas, pois nada é de graça e o que é dado nem sempre te oferece estrutura adequada para algo profissional. Wix, Uol entre outros oferecem Sites de graça que são verdadeiras armadilhas e dor de cabeça. Streaming gratuito também tem diversos problemas na questão de liberdade de uso e também de integração com player, entre outras coisas.
    Existem diversos Sites que oferecem Streaming por preço bem baixos e alguns até bons. A quantidade Ouvintes simultâneos não precisa ser maior que 50 Ouvintes, pois é praticamente impossível uma Web Rádio ter tantos ouvintes ouvindo ao mesmo tempo.
    O Design e as cores de fundo, como de cada parte do Site é também importante, pois resulta em agardar ou desagradar o Ouvinte psicologicamente falando, pois há cores que causam irritação, tranquilidade entre outras coisas na tela, não se compara essas cores da Web com as cores do dia a dia ou objetos e etc.
    Um Site Limpo ou Clean faz muita diferença, também pode usar uma versão Escura (Preta ou Cinza Escuro) que é muito mais agradável aos olhos, porém dependendo do estilo de sua Web Rádio pode não combinar.
    Os textos devem ser bem escritos e formatados. Utilize parágrafos, pule linha, não escreva tudo em uma única linha, pois isso facilita a leitura e a permanência do Ouvinte em suas páginas.
  4. Busque Apoiadores e Patrocinadores: Se você tiver um Site Atraente, Profissional, bem elaborado e com conteúdo interessante, você poderá atrair pessoas interessadas em apoiar a sua Web Rádio, bem como Patrocinadores e fazer desses apoios um investimento em Site melhor, uma Hospedagem melhor e também um Streaming de Qualidade que ofereça também ferramentas para facilitar e melhorar mais sua Web Rádio.
    Faça Promoções, Sorteios e divulgue os seus Parceiros para ter mais credibilidade.
    Esses Apoiadores e Patrocinadores podem te ajudar a definir o Sucesso de sua Rádio Online até mesmo com pouco dinheiro, ainda que você faça apenas por Hobby, você pode custear um Streaming, um Site Profissional e super bacana através de pouco investimento.
  5. Analise sempre os Dados: Utilize as Ferramentas de Gráficos e Estatísticas do seu Streaming e também do Site, pois eles irão te ajudar a entender seu público alvo. Tente descobrir o Perfil dos Ouvintes e crie sua Estratégia de Marketing com os mecanismos que fornecem estas informações que são muito pela Internet.
    Mas, entenda que as Esteatíticas de Acesso ao Site e ao Streaming são separados e podem não condizer certo um com o outro, pois o Ouvinte pode estar navegando no Site e não ativar seu Player, assim como ele pode estar ouvindo sua Rádio e não estar no Site.
    As estatísticas de Painéis de Streaming nem sempre são 100%, geralmente 70% a 80% podem mostrar, assim como dependendo do Streaming, não mostrar absolutamente nada.
  6. Aplicativo Android e IOS: A IOS há algum tempo não aceita mais APs de Web Rádio por serem gratuitos e também pelas novas Políticas que eles adotaram, então dependendo do seu Streaming você pode obter Players para IOS e disponibilizar em seu Site. O Android é liberado e tenha um Aplicativo, pois muitos de seus Ouvintes irão preferir ouvir pelo aplicativo do que acessando seu Site. Além de mais prático ter o aplicativo instalado no Celular.
    Nem todos os Aplicativos geram Estatísticas corretas, e isso não é a Empresa que te fornece o Streaming, mas a própria Empresa de Streaming que gera o mesmo.
  7. As Imagens para seu Site, Notícias devem ser de qualidade e procure baixar imagens de tamanhos acima de 600px de largura e altura, pois ficaram muito melhor definidas, ao contrário de muitos Sites de Rádio que utilizam imagens da internet sem se preocupar com qualidade tamanho e deixando seu Layout todo desalinhado e estranho. Procure um Tutorial ensinando como ver o tamanho da imagem que existem diversos.

Quer ter Sucesso com sua Web Rádio e ainda ganhar algum Dinheiro atraindo Investidores e Apoiadores?

Solicite conosco um Orçamento sem Compromisso e teremos prazer em oferecer o melhor Plano para ajudar a fazer do seu Hobby e Paixão, um Negócio mais atraente e rentável.