• Marília - São Paulo

Como criar um Anúncio Eficaz no Facebook

Se você pode usar o Facebook como uma pessoa, você pode usá-lo como uma empresa. É simples assim. Quase. Essas dicas ajudarão você a criar anúncios adequados para o feed do Facebook, bem como a atingir resultados de negócios.

Conheça suas metas de negócios

  • Gere tráfego de pessoas.
  • Venda um produto.
  • Aumente o reconhecimento da marca.

Comece decidindo qual é a intenção do seu anúncio. Você está tentando impulsionar um produto específico? Aumentar o tráfego na sua loja? Incentivar visualizações no site? Aumentar a confiança? Identificar o objetivo da publicidade ajudará você a criar publicações que apresentam os resultados desejados.

Conheça o seu Público

  • Direcione pessoas jovens.
  • Direcionamento para públicos mais velhos

Decida quem é o seu público antes de projetar o seu anúncio. Isso pode afetar a imagem e a maneira como você escreve o texto.

  • Quantos anos eles têm?
  • 18-25?
  • 25-54?
  • Onde vivem?
  • Em qualquer lugar?
  • Em São Paulo, Curitiba?
  • Quais são os interesses deles?
  • Atividades em família?
  • Esportes Radicais?

Escolha um Tópico

  • Apresente um funcionário para contar uma história.
  • Apresente um novo prato para trazer clientes de volta.
  • Apresente um coquetel para atrair um grupo mais jovem.

Ao decidir o tópico do seu anúncio, pense sobre o público e o que seria interessante para eles ou ofereça alguma informação valiosa. Você apresenta os funcionários para criar mais confiança? Um novo item para trazer clientes antigos de volta? Conhecer o assunto ou tema do seu anúncio ajuda a determinar todo o resto.

Alcance seu Oúblico-Alvo Básico.

Os Públicos Básicos do Facebook ajudam a selecionar os destinatários adequados para seu anúncio em poucos cliques. Seja para mostrar o anúncio com base em hobbies, faixa etária ou localização, podemos ajudar você a se conectar com as pessoas mais propensas a se interessar pelo que você tem a oferecer. Os Públicos Básicos podem ser tão amplos ou precisos quanto você desejar.

Localização

  • Alcance pessoas nas cidades, comunidades e países onde você deseja fazer negócios.

Dados Demográficos

  • Escolha um público com base na faixa etária, gênero, educação, status de relacionamento, cargo, entre outros.
  • O Facebook não permite alcançar clientes com base em informações de identificação pessoal.

Interesses

  • Escolha os interesses e os hobbies das pessoas que deseja alcançar, de alimentos orgânicos a filmes de ação.

Comportamento

  • Selecione as pessoas com base no comportamento de consumo anterior, no uso de dispositivos e em outras atividades.

Conexões

  • Alcance as pessoas conectadas a sua Página ou evento do Facebook, ou exclua-as para encontrar novos públicos.

Até 2020, mais da metade do mundo conectado fará compras online. O que isso representa para os negócios locais, que antes podiam confiar na conveniência, no boca a boca e na fidelização para impulsionar as vendas?

Para muitos, esta mudança para o ambiente online representa novas oportunidades de crescimento. Os canais e métodos que ajudam a promover comunidades podem estar evoluindo, mas o desejo de se conectar das pessoas permanece forte. Na verdade, mais de 1,6 bilhão de pessoas no Facebook estão conectadas a uma pequena empresa, e mais de 1,2 bilhão de pessoas no Facebook estão conectadas a uma pequena empresa de outro país.

A oportunidade: gerar reconhecimento da marca nas comunidades

Das empresas pesquisadas, 46% afirmaram manter uma relação estreita com a comunidade local. E o sentimento é recíproco; 48% das 10.000 pessoas entrevistadas afirmam fazer compras localmente para apoiar negócios locais. Observando seu compromisso consolidado com as áreas locais, pedimos aos proprietários de pequenas empresas para classificar suas prioridades de marketing.

Embora o crescimento e as conversões sejam importantes, os responsáveis por essas empresas apontaram o aumento do reconhecimento da marca como a principal meta de marketing. Para pequenas empresas, que dispõem de pequenas equipes e de orçamentos bastante limitados, as plataformas online com redes e comunidades existentes podem ser dimensionáveis, econômicas e rápidas.

Entre os pesquisados, 64% entendem que ter uma presença online é o ponto mais importante para o sucesso a longo prazo da empresa. Embora estar online ajude uma empresa a ampliar a presença da marca e o alcance, as plataformas sociais podem levar isso mais longe, com a criação de conexões mais significativas. Entre os negócios locais com os quais conversamos, 57% afirmaram que o Facebook é um importante serviço para fortalecer as conexões com a comunidade local.

Com uma forte identidade online, uma empresa pode exibir sua marca, gerar reconhecimento e se conectar com clientes fora de uma loja física.


Como os Negócios Locais criam Conexões para desenvolver Marcas?

Veja o que os profissionais de marketing de pequenas empresas dizem acerca dos principais objetivos e desafios, e como eles atraem mais clientes fiéis no Facebook e no Instagram.

Principais Táticas de Marketing Online de Negócios Locais

  • Criar uma Presença Online
  • Adicionar informações sobre o Negócio Online
  • Produzir Conteúdo Online
  • Interagir com Clientes Online

Os Desafios: falta de tempo e de conhecimento técnico

Gerar e manter o reconhecimento da marca online requer um stream constante de conteúdo novo. Mas um dos maiores desafios de marketing que os proprietários de pequenas empresas afirmam enfrentar é a falta de tempo para produzir conteúdo. Ainda assim, a maioria deles afirma produzir conteúdo online regularmente.

Analisamos diferentes abordagens adotadas por negócios locais em relação ao marketing e identificamos seis mentalidades de marketing com base na força da presença online e nas atividades digitais deles. Observamos que, para cada tipo de profissional de marketing, mais da metade afirma produzir conteúdo online regularmente.6 As oportunidades para aqueles que entendem que o tempo é um desafio, incluem plataformas como o Instagram Stories, que oferece uma forma rápida de transmitir conteúdos curtos, desde cenas de bastidores a pensamentos diários.

Os proprietários de negócios locais e os profissionais de marketing também mencionaram a falta de conhecimento como outro importante desafio. Embora isso pareça ser algo fácil de corrigir, quando o proprietário de uma empresa é o único responsável pelo marketing, as operações cotidianas têm prioridade. Ao analisar estratégias e maneiras de aprimorar habilidades, eles tendem a contar com contatos pessoais para obter orientações, buscando amigos ou parentes, outras empresas, fóruns e comunidades online.

O Resultado: criar novas conexões com um alcance mais amplo

As recomendações de amigos são valiosas. Mais da metade dos clientes pesquisados (52%) afirma sentir que as conexões pessoais no Facebook e no Instagram ajudam a descobrir negócios ou eventos interessantes.7 Quando as Páginas de empresas publicam um evento ou uma foto, elas podem ter um alcance além dos seguidores da Página, à medida que as pessoas compartilham, curtem e comentam nas publicações, por exemplo.

As empresas podem transformar suas Páginas do Facebook e do Instagram em uma central de comunicação, um lugar onde as pessoas podem entrar em contato com a empresa e com outras pessoas por meio de comentários e de perguntas. As marcas podem promover e fortalecer ainda mais essas comunicações por meio de mensagens, o que vem se tornando rapidamente o novo padrão em relação à forma como as pessoas entram em contato com as empresas para tirar dúvidas quando precisam de respostas rápidas.

Criar e manter um grupo de seguidores fieis online — que possa se transformar em uma comunidade próspera — é o que estão buscando os profissionais de marketing de negócios locais de todos os tipos.

O que isso significa para os Profissionais de Marketing?

  • Crie um senso de comunidade online em várias plataformas.
  • Amplifique o conteúdo com publicações regulares sobre eventos ou datas comemorativas locais, vinculando sua empresa a essas oportunidades relevantes. Envolva seus seguidores em promoções ou pesquisas para descobrir o que eles desejam ver e mantenha um canal de comunicação bidirecional, respondendo aos comentários e consultas deles.

Identifique Conteúdos Vencedores Rapidamente.

Se a falta de tempo para produzir conteúdo for um de seus desafios, pense no que é possível criar rapidamente e que terá o maior impacto. Acesse a Central de Criativos para criar modelos de conceitos de anúncios e busque inspiração em casos de sucesso no Facebook para Empresas para ver como funcionaram outras campanhas eficazes.

Aprimore suas Habilidades Digitais.

Se a falta de conhecimento prático for um desafio, aproveite os recursos já disponíveis que possam ser relevantes para sua categoria e sua estratégia de marketing. Participe do Facebook Community Boost em uma cidade perto de você para ampliar sua rede de contatos, conhecer outros proprietários de negócios locais e obter treinamento online de acordo com suas necessidades.

Faça um teste para ver “Que tipo de profissional de marketing você é?” ou saiba mais sobre diferentes mentalidades de marketing em “Conheça os bastidores do marketing dos negócios locais”.