• Marília - São Paulo

As Diferenças entre WordPress.org e WordPress.com

Quando iniciamos pela primeira vez, essa pergunta é frequentemente feita. Qual é o melhor? É melhor escolher o WordPress.org ou WordPress.com?

Vantagens do WordPress.org

O WordPress.org é o Site da Comunidade do WordPress onde é possível efetuar o Download de todo o código-Fonte da Ferramenta para instalar em seu próprio servidor ou Hospedagem.

Esta versão possibilita que os desenvolvedores possam modificar e customizar o que necessitar para o correto funcionamento do site alinhado as estratégias de negócio da empresa.

Você pode fazer o Download da última versão para seu computador, depois enviar para qualquer servidor onde seu Site está hospedado e fazer a instalação manual, ou ainda, dependendo da sua Hospedagem você pode utilizar o instalador de APPs Softaculous que a maioria das Empresas de Hospedagem tem liberado no Cpanel, assim você instala o WordPress conforme quiser.

A grande vantagem é que ele cria o Banco de Dados e todo diretório e rapidamente, mas a Desvantagem é que ele utiliza nomes padrões o que na parte de segurança não é recomendado. Então como melhor opção a instalação manual é mais indicada porque você define o nome do Banco de Dados, do Usuário, Senha, nome das Tabelas e tem um risco muito pequeno de segurança.

Importante lembrar que, como qualquer outro Site, você precisa de uma boa Hospedagem.

Isso vai lhe trazer custos com uma Hospedagem boa e não essas Hospedagens baratas e que oferecem muito e na prática não possuem nada para um bom Site (conforme seu Site cresce, os seus custos de Hospedagem crescem também). Mas, você estaria fazendo dinheiro suficiente para cobrir os custos e nem toda boa Hospedagem é cara como imagina, mas você deve prestar atenção não em valores baixos, mas em recursos oferecidos pela Empresa.

  • Você é responsável pelas atualizações. Atualizações WordPress.org requerem apenas 1 clique.
  • Você é responsável por realizar Backups, existem diversos plugins a fora que podem fazer isso por você, de graça no diretório do WordPress.org
  • Você fica Responsável em prevenir SPAM, mas se você ativar Akismet no seu site (no qual já vem pré-instalado com WordPress.org), então você não tem que se preocupar com isso.
  • o Código aberto possibilitando total Customização da interface do Site e do CMS, modificando ou agregando funcionalidades ou design.
  • Controle sobre a otimização para mecanismos de busca (SEO).
  • Controle total sobre o site.
  • Permite instalar temas, plugins, traduções.
  • Você pode utilizar seu Domínio sem necessitar da extensão wordpress.

WordPress.com

O WordPress.com é um serviço de hospedagem gratuita de Blog utilizando a ferramenta WordPress. Nele qualquer um pode criar um blog e começar a publicar seus conteúdos de maneira rápida e gratuita, mas, possui algumas limitações. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens em sua utilização.

Desvantagens na utilização do WordPress.com

  1. Limite na seleção de temas
  2. Restrição na utilização da Javascript
  3. Restrição na utilização de CSS (algumas otimizações apenas na versão Premium)
  4. Restrição de acesso por FTP
  5. Upload de arquivos apenas na versão Premium
  6. Rodapé com call-to-action: “Hospede seu blog com WordPress.com”
  7. Na versão gratuita não pode ter domínio próprio, ficando todos as urls com nomedoseublog.wordpress.com (semelhante ao serviço do Blogspot), o que não é bom para a marca e prejudica o SEO
  8. Não é possível fazer nenhuma customização no código-fonte do WordPress
  9. Dificulta a monetização do Blog pela limitação de recursos
  10. A URL fica com o nome wordpress.com/seusite

Como pode ver, a principal diferente entre WordPress.org e WordPress.com é o acesso às infinitas possibilidades que a versão open-source (wordpress.org – baixar a Plataforma) possibilita e as limitações que a versão “Comercial” (wordpress.com) permite.

Se você tem pouco conhecimento técnico, quer criar um Site Pro,  Blog Pro, uma Loja Virtual, Web Rádio, Guia, Hot Site, Portfólio, Site de Classificados, Leilão e outros e não quer investir no início, o WordPress.com é a melhor pedida, mas, se deseja criar um Site Pro,  Blog Pro, uma Loja Virtual, Web Rádio, Guia, Hot Site, Portfólio, Site de Classificados, Leilão, Portal ou uma série de outras possibilidades que o WordPress possui, definitivamente fazer o Download e a instalação Manual ou utilizando o Instalador Automático do Cpanel (Softaculous) o WordPress.org é a escolha ideal.